APRENDIZAGEM E MEMÓRIA

Quando chega a hora de prestar provas, alguns estudantes ficam perturbados
com a sua falta de memória: «está mesmo debaixo da língua»; «não percebo o que
aconteceu, esqueci tudo».
Muitas vezes, a memória falha, porque a aprendizagem foi feita sem motivação
. Outras vezes,falha, porque a aprendizagem foi feita sem método. Melhorando a motivação e o
método, a memória ganha eficiência.

1 Captação
A captação é a primeira etapa.
Ler um texto, ouvir um professor e observar a realidade são formas diferentes de
captação.
Uma boa captação dos assuntos implica:
→ compreender, antes de decorar;
→ organizar as ideias;
→ relacionar os conhecimentos.

1.1 Compreender

Uma boa captação não é o simples registo mecânico dos assuntos, como se
fôssemos gravadores de som e imagem. Só as coisas compreendidas entram na
memória «a longo prazo».
O estudante que decora sem compreender faz um esforço inglório e desperdiça o
seu tempo.

→Descobrir e fixar a ideia-base, a regra ou o principio organizador
da matéria. O cérebro guarda melhor as informações arrumadas em
torno da ideia principal. De pouco vale o esforço, se não se capta o
essencial.
→ Não perder de vista o todo. Quando a matéria é complexa ou em
grandes quantidades, é aconselhável dividi-la em partes e captar uma
de cada vez. Porém, não se deve perder a ligação de cada parte com o
todo. Para tal, poder-se-á fazer uma rápida revisão da matéria já
aprendida, antes de partir para novas aprendizagens.

Para medir a aprendizagem
:
Para medir o seu nível de aprendizagem, o estudante deverá fechar o livro ou o
caderno de apontamentos e tentar reproduzir, de forma pessoal (mentalmente, em voz
alta ou por escrito), o essencial do que assimilou. Sugerimos três processos eficientes de
auto-avaliação. O estudante poderá inventar outros ou escolher um destes:
→ Elaborar esquemas ou resumos e confrontá-los com o texto original.
→ Resolver os exercícios apresentados nos manuais e verificar as
soluções. sempre que as houver.
→ Fazer perguntas a si próprio sobre os pontos mais significativos da
matéria e redigir respostas claras e rigorosas. Escrever respostas
permite verificar melhor o que se sabe e o que se ignora.

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