Métodos de estudo sob medida

2 – Anotar, resumir, revisar e... fogo!

Alunos de cursinho, tanto para vestibulares como para concursos, têm o método de estudo bastante parecido. As aulas são planejadas de acordo com o edital das provas, por isso os alunos estudam somente o que, provavelmente, pode cair nos exames. Mas o estudo do conteúdo não pode ficar restrito apenas à sala de aula. A orientação é que o aluno revise em casa todo o conteúdo que foi ensinado em sala de aula, sempre no mesmo dia.

Esse método pode parecer simples demais, mas não é tão fácil colocá-lo em prática, pois é preciso muita força de vontade e disciplina para incluir a revisão das matérias na rotina diária.

Por isso, durante as aulas, é importante manter o hábito de fazer anotações. Esse recurso só traz vantagens para quem o realiza, pois obriga o aluno a prestar atenção na explicação do professor e, conseqüentemente, facilita a assimilação da matéria.Além disso, ao colocar no papel o conteúdo da matéria, o estudante trabalha a memória visual.

Confira algumas dicas de Godoy para suas anotações ficarem melhores ainda:

• Nunca registre informações demais em uma só página.

• Procure sempre identificar as palavras-chave do discurso do professor.

• Escreva uma idéia por parágrafo.

• Deixe um espaço maior quando mudar de assunto.

• Use desvios ou setas sempre que uma idéia depender de outra.

• Abuse de sublinhados e marcas coloridas.

• Aposte em desenhos e gráficos para esclarecer ideias complicadas.

Outra técnica muito eficiente para fazer em sala é gravar as aulas. Para quem tem memória auditiva, ou seja, quem tem mais facilidade de memorizar quando ouve o que é ensinado, a gravação é uma excelente técnica.

Quando você for estudar fora da sala de aula, se a matéria for mais teórica, faça o resumo da aula que aprendeu e os exercícios de fixação. O resumo organiza as ideias e facilita a memorização, além de ser um texto sucinto no qual a essência do que é ensinado fica preservada. Se a aula for mais prática, faça exercícios de raciocínio.

Por último, mas não menos importante, reserve um tempo do seu horário de estudo para revisar o que acabou de estudar. “Revisão é repetição e repetição gera fixação”, sentencia o Prof. Godoy. Segundo ele, se o aluno revisar o que aprendeu, aos poucos, o conteúdo irá acessar a memória permanente. Por isso, o professor orienta que as revisões sejam diárias, semanais, mensais e semestrais. Em dez minutos, você revisa duas horas de aula ou de leitura. Aproveite para praticar em ocasiões estratégicas, como em ônibus, filas de banco ou salas de espera. Sempre vale a pena repassar os conteúdos mais importantes, mesmo que mentalmente!

0 comentários:

Postar um comentário